O município de Domingos Martins vai sediar no próximo dia 19 (quinta-feira) o 4º Encontro de Citricultores das Montanhas do Espírito Santo. O evento marca a abertura da safra 2012 de tangerina ponkan nos municípios que formam o polo da fruta na região central e sudoeste serrana do Estado: Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Conceição do Castelo, Muniz Freire, Venda Nova do Imigrante e Marechal Floriano.
O encontro será realizado durante todo o dia. Pela manhã, a programação reserva aos produtores de citros palestras temáticas relacionadas à produção, logística e mercado. A saúde do produtor rural também será abordada. À tarde, as atividades serão desenvolvidas em campo com explanações realizadas na própria plantação de tangerina ponkan.
“O objetivo deste encontro é fornecer aos municípios que formam o Polo de Tangerina, informações que possam contribuir para a melhoria da qualidade da produção, orientações para aprimorar a condução da lavoura. Outros temas estão relacionados à saúde do trabalhador e práticas de mercado”, esclarece o engenheiro agrônomo do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e extensão Rural (Incaper), Marcus Barros.
O 4º Encontro de Citricultores das Montanhas do Espírito Santo é realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Domingos Martins, Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag) e Incaper.
Produção
Maior produtor de tangerina ponkan da região das montanhas do Espírito Santo, Domingos Martins vem se destacando na comercialização de citros na última década. De acordo com o Incaper, 50% da tangerina ponkan comercializada na Grande Vitória são produzidas em lavouras martinenses.
O município é responsável ainda por 60% da produção de laranja baía no Espírito Santo. “Nos últimos anos ampliamos as áreas destinadas ao cultivo do citros de 30 ha para 450 ha. O avanço também está relacionado ao retorno financeiro que a produção deste tipo de fruto possibilita”, avalia o engenheiro.
De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Rural, a produção de citros está concentrada principalmente nas comunidades do Galo, Alto Galo, São Miguel, Melgaço e Barcelos (Aracê). “Além da tangerina ponkan, o município também registra o cultivo de laranja, principalmente dos tipos baía, pêra, lima e seleta. Há ainda a produção de limão, esta em menor escala”, explica o gerente Elcio Bremenkamp.
A maior parte dos frutos produzidos na região das Montanhas do Espírito Santo é comercializada no Estado, mas a produção também é exportada para o Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Pernambuco.
Programação
19 de abril (Quinta-feira)
Manhã
Local: Centro Cívico Recreativo de Domingos Martins (Clube de Campinho)
8h – Recepção
8h30 – Abertura
9h – Palestra “Legislação, Normas e Procedimentos para o trânsito de citros – IDAF”
Adriana Kister – Engª Agrª – Chefe da Seção de Defesa Sanitária Vegetal do IDAF
10h – Palestra “Ergonomia na colheita de citros”
Carlos Eduardo Sily – Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Domingos Martins
11h – Palestra “Comercialização de tangerina ponkan – Mercado presente e futuro”
Gustavo Costa de Almeida – Engº Agrº CEASA – MG
Tarde – Dia de Campo
Local: Propriedade do Sr. Arykerne Lampier (Querninho) e Família – Comunidade do Galo
13h30 às 15h – 1ª estação: “Controle das moscas das frutas”
David Martins – Engº Agrº, D.Sc. Entomologia – Pesquisador Incaper
Hilton Barbosa da Silva – Engº Agrº – DowSciences
2ª estação: “Manutenção de equipamentos (ferramentas) de poda e colheita
Paulo Ricardo – AGROSAFRA/FELCO Ferramentas – Porto Alegre – RS
3ª estação: “Uso de sacolas para colheita de citros de mesa”
Sebastião Antônio Gomes – Engº Agrº M. Sc. Fitotecnia – Pesquisador Incaper
15h – Solenidade de abertura da safra de tangerina ponkan das Montanhas do Espírito Santo