Mais de 400 cafeicultores de todo o Espírito Santo são esperados nesta sexta-feira (09) no 2º Encontro Estadual do Café Conilon Cereja Descascado, realizado no campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em Santa Teresa. O evento tem como objetivo apresentar aos produtores a potencialidade do produto no mercado por meio da técnica de descascamento do grão.
Serão realizadas palestras sobre a condução da irrigação em lavouras, importância do manejo de poda, certificação e rastreabilidade, marketing do café descascado, palestra motivacional e lançamento da segunda edição do Prêmio Pio Corteletti de Qualidade do Café. Também serão ministrados sete minicursos voltados a estudantes, com temas como manejo, oportunidades de carreira, marketing do agronegócio, degustação e classificação do café, entre outros.
O presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair Vieira de Melo, destacou que o prêmio é um incentivo aos produtores para que eles participem do arranjo produtivo e melhorem a qualidade do café. “Esse projeto do Conilon descascado trará grande destaque para a cafeicultura capixaba, abrindo portas para o mercado nacional e internacional”, reforçou.
De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura, Romário Gava Ferrão, o mundo está querendo cada vez mais um café de qualidade e produto descascado traz muitas vantagens ao produtor. “Além de melhorar a qualidade, o café cereja descascado é mais pesado, proporciona a garantia de mercado, porque diminui o espaço necessário para a secagem em terreiro e secador mecânico, aumenta a quantidade de café conilon nos blends (mistura com o café arábica), no solúvel e no café expresso e possui secagem mais rápida”, destacou.
Programação
Das 8 às 9 horas – Inscrição e Café com Prosa
Das 9 às 9h30min – Abertura Oficial
Das 9h30min às 10 horas – Retrospectiva do Conilon Descascado: alguma dúvida de que produzir com qualidade vale à pena?
Palestrante: Evair Vieira de Melo – Incaper
Das 10 às 10h45min – Palestra I – Importância do Manejo de Poda e da Condução do Cafeeiro Conilon para a geração de qualidade
Palestrante: Paulo Sérgio Volpi – Incaper
Das 10h45min às 11h30min – Palestra II – Condução da Irrigação em Lavouras de Café Conilon
Palestrante: Demócrito de Souza Farias – AZUD
Das 11h30min às 12 horas – Mesa Redonda: Inovações no Café Conilon
Das 12 às 13h30min – Almoço
Das 13h30min às 14h15min – Palestra III – Como você faz suas escolhas? – Palestra Motivacional
Palestrante: Usiel Souza – Propositum Consultoria
Das 14h15min às 15h30min – Palestra IV – Certificação e rastreabilidade, uma realidade de mercado
Palestrante: Vasco Varanda Picchi – Safe Trace Café
Das 15h30min às 16h15min – Lançamento Oficial do Prêmio Pio Corteletti – Conilon Descascado 2012
Palestrante: Sérgio Coutinho Feitosa – Coopeavi
Das 16h15min às 17 horas – Palestra V – O Marketing no Conilon Descascado: Uma aposta de Sucesso
Palestrante: Adelino Thomazini – Conilon Brasil
17 horas – Encerramento do Evento.
O prêmio
Cafeicultor tradicional do Espírito Santo, Pio Angelico Corteletti, nasceu em 1903 na comunidade de Caldeirão, em Santa Teresa. Com descendência italiana, foi um dos primeiros a exportar café capixaba diretamente para a Alemanha.
“Esse prêmio é uma homenagem a um dos cafeicultores mais tradicionais do Estado, que na década de 1960 começou a exportar, sozinho, o café capixaba para o exigente mercado europeu”, destacou Evair Melo.