Enduro da Polenta: Hoffmann, o campeão imbatível

* Por Leandro Fidelis

A história de Sandro Arthur Hoffmann se confunde com a do Enduro da Polenta. O capixaba é o que mais arrebatou títulos em 19 anos de competição: foram oito vitórias (incluindo o de 2007) em Venda Nova, onde a 20ª edição do Enduro acontece amanhã e domingo com a participação de mais de 130 pilotos.

Tudo começou em 1993, quando Hoffmann era agricultor em sua terra natal, Itaguaçu. Ele conta que viu um cartaz numa loja de motos em Vitória divulgando o Enduro da Polenta e ficou curioso para conhecê-lo. Chamou o amigo Sérgio Lopes e veio para Venda Nova.

Sandro não tinha a menor idéia sobre enduros de regularidade. “Pensei que fosse assistir à competição sentado como no motocross. Encontrei motos que nunca tinha visto, como a recém-lançada XR-200, e resolvi acompanhar os pilotos para gravar a trilha, mesmo sem disputar”, lembra.

Naquele mesmo ano, o que seria o campeão dos campeões participou de uma prova em Colatina. Eram as primeiras aceleradas de uma carreira de sucesso no motociclismo nacional.

A partir de 99, Sandro Hoffmann começa a disputar o Brasileiro de Enduro com etapas de Norte a Sul do país. De sete participações no Cerapió (do Ceará ao Piauí), competição que abre o campeonato, venceu seis. De 2002 a 2008, no Brasileiro, só perdeu em 2007 quando o mineiro Dario Júlio foi campeão.

No entanto, é com o Enduro da Polenta que o capixaba mantém uma relação mais próxima na vida esportiva e particular. Em Venda Nova, conheceu sua esposa Cida Falqueto com quem tem uma filha de nove meses.

“Tenho uma história no Enduro da Polenta e na sua cidade sede. Trata-se de uma prova muito organizada, com uma diretoria bastante dedicada. Incrível como pilotos de todo o Brasil vestem a camisa do ‘Polenta’. Com certeza teremos mais 20 anos de competição pela frente”, diz Hoffmann.

Saiba quem foram os campeões do Enduro:

1989- EDIMILSON JOSÉ CAMPOS- MANTENA- MG

1990- CLAUDIO LUIZ MAURO DE QUEIROZ- VILA VELHA- ES

1991- ANTÔNIO CARLOS LIMA FILHO- GUARAPARI- ES

1992- EDIMUNDO HORÁCIO COELHO- GOVERNADOR VALADARES- MG

1993- ANTÔNIO CARLOS LIMA FILHO- GUARAPARI- ES

1994- VILLEGAGINON LAJES DE OLIVEIRA- IPATINGA- MG

1995- ALBERTO COIMBRA JÚNIOR- DIVINÓPOLIS- MG

1996- ANTÔNIO CARLOS LIMA FILHO- GUARAPARI- ES

1997- SANDRO ARTHUR HOFFMANN- VENDA NOVA DO IMIGRANTE- ES

1998- ANTÔNIO CARLOS LIMA FILHO- GUARAPARI- ES

1999- SANDRO ARTHUR HOFFMANN- VENDA NOVA DO IMIGRANTE- ES

2000- SANDRO ARTHUR HOFFMANN- VENDA NOVA DO IMIGRANTE- ES

2001- SANDRO ARTHUR HOFFMANN- VENDA NOVA DO IMIGRANTE- ES

2002- GUILHERME MARCHETI CHAVES- TRÊS PONTAS- MG

2003- JOMAR GRECCO- PEDRA AZUL- ES

2004- SANDRO ARTHUR HOFFMANN- VENDA NOVA DO IMIGRANTE- ES

2005- SANDRO ARTHUR HOFFMANN- VENDA NOVA DO IMIGRANTE- ES

2006- SANDRO ARTHUR HOFFMANN- VENDA NOVA DO IMIGRANTE- ES

2007- SANDRO ARTHUR HOFFMANN- VENDA NOVA DO IMIGRANTE- ES

Confira mais Notícias

Vila Nova x Rio Branco-VN: onde assistir ao vivo, horário e escalações

Esporte

Atletas de Venda Nova se destacam em prova de Mountain Bike

Esporte

Pilotos da região Serrana são destaque no Brasileiro de Enduro no Piauí e Ceará

Futebol

Botafogo e Madureira vão se enfrentar no Kleber Andrade pelo Campeonato Carioca

Capixabão 2025

Rio Branco VN vence o Real Noroeste; próximo jogo é nesta quarta-feira (29)

Rio Branco VN estreia no Capixabão 2025 neste domingo (19)

Rio Branco de Venda Nova segue em preparação para a temporada 2025

Atleta de Venda Nova se destaque em Campeonato Capixaba de Triathlon