* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
A discussão em torno da manutenção e expansão da cobertura vegetal para preservar e produzir água no Espírito Santo reuniu prefeitos e representantes de 19 municípios das regiões Sul e Centro-Serrana com o senador Ricardo Ferraço nesta sexta-feira (18), no Sítio Cachoeirinha, em Venda Nova do Imigrante. Ferraço, que utiliza o seu mandato como porta voz dos municípios nessas discussões, destacou a necessidade de comprometimento para o Estado ter 20% de cobertura vegetal nativa até 2020.
Ricardo enfatizou que esses municípios merecem um tratamento diferenciado por meio de mecanismos como o ICMS Verde ou benefícios dos governos estadual e federal. Junto com o senador, veio também o diretor de administração e meio ambiente da Cesan, Anselmo Tozzi, e técnicos da empresa, que falaram sobre o assunto.
De acordo com Ferraço, a ideia é constituir um grupo de trabalho, definindo uma agenda com ações e prazos a serem cumpridos pelos municípios. A Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo- Amunes estará no centro das articulações. Vamos intensificar os nossos esforços para que cada município busque seu modelo de desenvolvimento. Temos alguns programas em curso e muito ainda que investir, disse o senador.
O Estado tem como referência a Costa Rica, país da América Central com território e população semelhantes, que já teve 80% de área florestal. Numa experiência bem sucedida, o país já conseguiu voltar a 54% de cobertura verde. Atualmente, a cobertura vegetal ocupa quase 10% do território capixaba.
Mapeamento
O meio ambiente continua na agenda das montanhas capixabas nesta semana. Um protocolo de intenções para iniciar um mapeamento mais completo da floresta nativa de Venda Nova e região será assinado amanhã (19), em Pedra Azul, Domingos Martins. O estudo, que entre outros objetivos pretende detectar a área degradada, é uma iniciativa dos empresário Eliezer Batista e Erling Sven Lorentzen.
O prefeito de Venda Nova, Dalton Perim, disse ser fundamental esse mapeamento para o município avançar em programas como os de crédito de carbono e de remuneração para produtores de água. Para a assinatura do protocolo, são aguardados representantes dos governos capixaba e de Minas Gerais, além de deputados e outras autoridades.