Redação FMZ
A Rota do Carmo, considerada um dos circuitos turísticos mais charmosos da região de Pedra Azul, em Domingos Martins, irá passar por melhorias no trecho da Rodovia ES 368 que liga a BR 262 à BR 484. Ao todo, nove quilômetros receberão o serviço de conservação preventiva e rotineira de rodovias com revestimento de revsol e drenagem.
A intervenção será realizada pelo Governo do Estado que publicou o aviso de licitação para a elaboração do projeto no Diário Oficial dessa quarta-feira (16).
Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Pesca (Seag), informou que o prazo para a finalização do projeto é de 180 dias. Ainda não há uma data estimada para início das obras. O valor da licitação para a elaboração do projeto é de R$ 205.482,05. Ainda de acordo com a Seag, todos que residem nessa região ou por lá trafegam serão diretamente beneficiados.
A notícia foi recebida com alegria pelos moradores e empreendedores da Rota do Carmo que há muito tempo esperam pela pavimentação do trecho. Um deles é Vagner Uliana, proprietário da Villa Uliana Hospedagem e produtor de café da região. Ele trabalha com turismo de conhecimento, cafés especiais e fomenta a participação dos jovens da localidade na produção de café. Uliana comemorou o anúncio das melhorias na Rota.
“Estamos muito felizes desde que recebemos essa notícia logo pela manhã de hoje (quarta-feira). Isso vai trazer um benefício não só para o turismo, mas para a agricultura, educação, a saúde, para todos os moradores aqui da Rota do Carmo", disse Uliana.
Segundo Vagner, a pavimentação no trecho vai permitir uma maior circulação nas propriedades da Rota e também em toda a região. “Outra visão boa dessa obra é que vamos conseguir levar pessoas para circular depois da Rota do Carmo, sentido Afonso Cláudio, no Sítio Valentim, apiário, Sítio dos Palmitos, voltando para a Rota do Lagarto. Vai ser uma ligação boa entre os moradores e comerciantes aqui da região de Pedra Azul".
Rota do Carmo
A entrada da Rota do Carmo fica no km 89 da BR 262, na sede de Pedra Azul. O circuito conta empreendimentos turísticos como hospedagem, restaurantes, propriedades de agroturismo com plantações de morangos, amoras e cogumelos. O local conta com sítios de colhe e pague, degustação e venda de produtos locais, como mel, vinhos, fubá, doces, licores e geleias.
A Villa Uliana Hospedagem é um dos empreendimentos turísticos da Rota do Carmo.