Homenagens e entrega de comenda na única solenidade cívica dos 22 anos de Venda Nova

Mais uma vez a comunidade atendeu ao chamado e lotou a galeria do Legislativo Municipal. A solenidade comemorativa à 22ª Festa de Emancipação de Venda Nova do Imigrante foi na noite de ontem (10). A sessão especial começou por volta das 19h e terminou três horas depois, fechando as festividades do município e marcando a ocasião como a única manifestação cívica da programação.

Os homenageados da noite foram convidados para compor a mesa com as autoridades, sendo que o Coral Santa Cecília ocupou a metade do plenário. O primeiro a ser homenageado foi José Onofre Pereira, título de Cidadão Vendanovense. Quem também recebeu a mesma homenagem foi Constantino Xavier Gregório Lopez Fernandes, mais conhecido como Diwalli.

Em seguida, a Comenda do Imigrante Padre Cleto Caliman foi entregue ao Coral Santa Cecília, através do presidente Marco Aurélio Caliman e, a terceira etapa das homenagens foi direcionada aos membros do citado coral: Romualdo Falqueto, Máximo Lorenção, Alfredo Segundo Sossai e Ataíde Campores Zavarize. Fechando, uma homenagem póstuma a Nicolau Falchetto.

A noite foi marcada por muita emoção, pois uma seleção de filmagens mostrou momentos marcantes na história de Venda Nova, como uma das implosões que abriu o viaduto da rodovia BR- 262, o lançamento da pedra fundamental do Colégio Salesiano, o plebiscito para emancipação de Venda Nova e a comemoração do resultado. Personalidades como Fioravante Caliman com a esposa Marieta Carnielli figuraram dentre tantas outras que arrancaram aplausos emocionados.

A maioria das imagens, pelo menos as mais antigas, foi capitada pelo artista Diwalli, que fez muitos trabalhos em Venda Nova a convite de padre Cleto Caliman. Ele, que nasceu no Sul da Índia, era pintor, fotógrafo e também fazia filmagens.

O presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo- PSDB, explicou que houve um grande empenho para juntar as imagens antigas e as mais recentes para formar o vídeo editado por Braz Bozzi. Algumas cópias serão doadas às instituições de Venda Nova.

Honraria

A Casa não tinha honraria, e era usual somente conceder o título de “Cidadão Vendanovense” ou “Honra ao Mérito”. Em 2006, através de um Projeto de Lei de autoria de Marco Grillo, que resultou na Lei nº 685/2006, da “Comenda do Imigrante Padre Cleto Caliman”. “É a mais alta homenagem que se pode fazer aos que prestaram ou prestam serviço a Venda Nova. A Comenda representa bem isso. Padre Cleto sempre buscou resultado, com visão empreendedora para Venda Nova”. (* Site Câmara de Venda Nova)

Confira mais Notícias

Venda Nova do Imigrante caminha para se tornar a primeira cidade inteligente do ES

Chuvas deixam 70 desabrigados e quase mil desalojados em todo o Espírito Santo

Prefeitura de Venda Nova terá novo horário de expediente a partir da próxima segunda-feira (13)

Oito famílias ficaram desalojadas devido às chuvas em Venda Nova do Imigrante

Chuva forte causa alagamentos em ruas e interdita a BR 262 em Venda Nova do Imigrante

Carreta cai de ponte e motorista preso às ferragens é salvo pelos bombeiros na BR-262

Parques capixabas estarão fechados no Ano Novo

Feiras do Espírito Santo são tema de novo documentário produzido pelo Incaper