Os melhores produtores de uva e vinho de Alfredo Chaves foram eleitos durante a 48ª Festa da Uva e do Vinho do município, realizada no último final de semana. Os vencedores das quatro categorias foram Antonio Pionzoli (Boas práticas), Severino Busato (Uva de mesa), Serafino Simoni (Vinho Seco) e Izair Simoni (Vinho Suave). Além dos vencedores, os segundos e terceiros lugares também receberam troféu e certificado de classificação.
O evento foi realizado pela associação comunitária da região, com o apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Prefeitura Municipal de Alfredo Chaves, dos Sindicatos Rural e dos Trabalhadores Rurais, além de cooperativas da localidade e a Escola da Família Agrícola. Durante a festa os produtores comercializaram oito mil quilos de uva e mil garrafas de vinho, divididos em 30 estandes.
De acordo com o extensionista do Incaper, Alciro Nazarino, o Instituto se tornou peça fundamental para incentivar os produtores no aumento da produção e na melhoria da qualidade. “Há sete anos o município de Alfredo Chaves tinha uma área aproximadamente de 1,4 hectares de uva. Em 2011, atingimos cerca de 22,5 hectares plantados, sendo 18 ha produzindo uva e com uma média de 50 toneladas ao ano. Esses números foram alcançados através do Programa de Fruticultura do Incaper, que distribuiu mais de 20 mil mudas para os produtores rurais da região”, explica.
A produção de vinho no município é feita de forma artesanal, como na maioria dos municípios produtores de vinho no Espírito Santo. Cada produtor fabrica, em média, de mil a duas mil garrafas ao ano. As variedades de uva produzidas na região são Niágara, destinada ao consumo in natura, Isabel precoce e americana, que servem tanto para produção de vinhos, tanto para uva de mesa, e as variedades bordô e violeta, usadas na fabricação de vinhos.