Nova metodologia para previsão de safra de café será apresentada no Espírito Santo

O panorama cafeeiro do Brasil pode sofrer alterações. Já a partir do próximo ano, novas bases metodológicas serão utilizadas para estabelecer a estimativa de safra de café em todo o Brasil. E os novos critérios científicos e estatísticos serão apresentados em primeira mão no Espírito Santo, nesta terça-feira (24), durante um workshop sobre o assunto, realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O evento será no Centro de Comércio de Café de Vitória, a partir das 9h30 e a participação é gratuita e aberta ao público.

O encontro irá reunir toda a cadeia produtiva do café, e terá a presença do secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, do presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, do diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Silvio Isopo Porto, e do superintendente da Conab no Espírito Santo, Brício Alves Junior.

De acordo com o presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, é muito importante ter cuidado quanto a mensuração de safra de café nacional, já que esta informação interfere nas políticas de preços, no mercado, no consumo, na produção, na organização e na mobilização dos setores da cadeia.

“A partir da nova metodologia, serão utilizados métodos estatísticos e bases amostrais mais modernos, que levarão a uma previsão de safra mais próxima da realidade e também mais rica em informações. Além disso, a partir do próximo ano, a metodologia de mensuração será obrigatoriamente igual em todos os estado brasileiros”, afirma Evair.

O agronegócio café é uma das principais atividades na geração de emprego e renda e está presente em todos os municípios, exceto Vitória.

No evento, os participantes poderão entender como será a coleta de dados, onde serão feitas as amostras e o que muda na nova metodologia em relação à antiga.

“A coleta de dados é realizada em 1% dos estabelecimentos que produzem café. No Espírito Santo isso representa um total de 608 amostras, sendo 330 propriedades de Conilon e 276 de arábica, que representam toda a cafeicultura capixaba. Para defini-las, foram levados em consideração 80 estratos diferentes, ou seja, 80 situações distintas, como tamanho da propriedade, nível tecnológico empregado, quantidade produzida, produtividade, tamanho da família, entre outros fatores”, explica o coordenador do programa estadual de cafeicultura e pesquisador do Incaper, Romário Gava Ferrão.

Segundo Romário, além da nova metodologia ter maior rigor científico, o novo questionário aplicado aos produtores será mais completo. Ele aborda – além da área plantada, produção e produtividade – outros fatores que afetam a produção, como problemas de seca, doenças, preço, uso de tecnologias, entre outros dados. “Será possível, por exemplo, mensurar a área irrigada no Estado”, afirma.

Para o pesquisador, é possível que a nova metodologia traga algum resultado diferente do atual quanto ao panorama da cafeicultura nacional, o que só poderá ser confirmado após a aplicação da nova técnica.

Após o Espírito Santo, todos os estados produtores de café no Brasil receberão o workshop.

Treinamento

Das 14 às 16 horas, 70 técnicos do Incaper e da Conab, que trabalham na coleta dos dados nos municípios capixabas para a previsão da safra de café, receberão um treinamento para aplicação da nova metodologia. A capacitação será no auditório da sede do Incaper, em Bento Ferreira, e as instruções ficarão por conta de profissionais da Conab, de Brasília, e do Incaper.

Programação

09h00 – Abertura

Paulo Hartung – Governador do Estado do Espírito Santo

Enio Bergoli – Secretário de Estado da Agricultura

Evair Vieira de Melo – Diretor-presidente do Incaper

Sílvio Isopo Porto – Diretor de Política Agrícola e Informações da Conab

Brício Alves dos Santos Junior – Superintendente da Conab-ES

09h30 – Palestra:

NOVA METODOLOGIA DE PREVISÃO DE SAFRAS DE CAFÉ NO BRASIL/ES

Valéria Maria Rodrigues Fachine – M.Sc. Estatística, professora da Universidade Católica de Brasília – UCB Consultora PNUD/CONAB

10h30 – Palestras

MAPEAMENTO DAS LAVOURAS DE CAFÉ NAS PRINCIPAIS REGIÕES PRODUTORAS DO BRASIL/ES

André Luiz Farias de Souza – D.Sc. Meteorologia – USP, consultor de sensoriamento remoto e

agrometeorologia do PNUD/CONAB

NAVEGADOR GEOGRÁFICO PARA LEVANTAMENTO, ORGANIZAÇÃO DE DADO E MAPEAMENTO DE LAVOURAS DE CAFÉ NO ESPÍRITO SANTO

– Leandro Roberto Feitoza – Pesquisador do Incaper, Geobase/UC/Incaper

– Mario Sartori – Geógrafo do Idaf

– Hideko Nagatani – Especialista em SIG – Geobase/UC/Incaper

– Elizabethe Rodrigues Teubnen – Bióloga do Idaf

11h30 – Debate

12h00 – Almoço

14h00 – Treinamento para aplicação da nova metodologia de previsão de safra de café para o Estado do Espírito Santo

Público: Técnicos do Incaper e Conab

Local: Auditório do Incaper, Vitória, ES

16h00 – Encerramento

Confira mais Notícias

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS