*Katherine Coaioto
(Repórter Interina)
Até 2011, o recorde na exportação do café havia sido 2008, com US$ 811, 483 milhões. Os dados foram divulgados pelo do Comércio de Café de Vitória (CCCV), que informou ainda que o volume do café exportado foi de 5.782.992 sacas, ficando em segundo lugar na historia da exportação no Espírito Santo, sendo a primeira em 2002, com 8,273 milhões de sacas.
A safra recorde, de 11,5 milhões, em 2011, só vem atualizar o fato de que o Espírito Santo é de grande importância para os negócios que giram acerca do café no mundo.
Para que isso ocorra, uma serie de fatores deve andar lado a lado, como a disposição dos produtores e o avanço das tecnologias utilizadas.
Um total de 61 países, dos cinco continentes, compram o café do Espírito Santo, sendo os Estados Unidos o maior comprador. Depois dos Estados Unidos, vem Alemanha, México, Síria, Eslovênia, Líbano, Argentina, Bélgica, Turquia. Grécia e Espanha. Já entre os que menos compram o café do Espírito Santo, estão Islândia, Romênia, Irlanda, Coréia do Sul, Barein, Tailândia, Bulgária, Panamá e Finlândia.
Foto: Divulgação