Tempestade causa danos em Venda Nova

Um início de primavera com ares de verão. Vários moradores de Venda Nova tiveram prejuízos com a tempestade ocorrida domingo, 24 de setembro, por volta das 11h30. Foram poucos minutos, mas o suficiente para destruir vegetações e telhados de casas na sede do município.

A sede do Rio Branco Futebol Clube, no centro, foi o local mais atingido. As telhas que cobrem o segundo pavimento foram todas arrancadas com a força do vento. A maioria foi parar nos quintais das casas vizinhas e no meio da Avenida Domingos Perim.

Durante a tempestade, acontecia um jogo entre uma equipe infantil local e outra de Vitória. O treinador da escolinha do Rio Branco, Márcio Willian, relata que até os jogadores perderam o equilíbrio em campo com a força do vento e a partida precisou ser interrompida.

Na rua, os estragos ficaram visíveis: árvores derrubadas ou destruídas, telhas quebradas e alagamento em alguns trechos. Que se tem notícia, muitos moradores tiveram móveis e objetos destruídos. A costureira Aparecida Pezenato, vizinha do estádio do Rio Branco, conta que chegou a se esconder no banheiro com medo da chuva. “A água entrou dentro de casa e molhou móveis e material de trabalho. Foi um susto”.

Já no interior do município, pelo menos foi o que a Prefeitura informou, não houve danos. Entretanto, a Prefeitura colocou os tratores nas ruas nesta segunda pela manhã para limpar a sujeira deixada pela chuva no centro da cidade e em outros bairros.

Instituto prevê primavera com temperaturas acima da média histórica (Fonte Folha Online)

A primavera deste ano, que começou no último dia 23, deverá ter temperaturas acima da média histórica em todo o país, segundo previsão do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Na região central (perto de Araraquara), as temperaturas ficarão acima da máxima média, que varia entre 26ºC e 30ºC. Para o norte do Estado (nas proximidades de Ribeirão Preto), o Cptec prevê temperaturas iguais ou superiores à média variável, de 30ºC a 34ºC.

Segundo Hélio Camargo, responsável pelo grupo operacional de previsão climática do Cptec, ainda não é possível afirmar se esta será a primavera mais quente dos últimos anos. “A previsão não é quantitativa, mas qualitativa. Temos temperaturas médias históricas. Por enquanto, dá para dizer que a primavera terá temperaturas acima dessas médias, como já ocorreu em outros anos”, explicou.

Em 2005, a primavera teve, segundo dados do Cptec, temperaturas de 1ºC a 2ºC acima das médias históricas.

* Publicada em 25/09/2006

Confira mais Notícias

Espírito Madeira movimenta R$ 15 milhões em negócios e tem nova edição confirmada para 2026

Oportunidade

Cursos gratuitos de preparo de churrasco e pizzas e técnicas de bartender em Venda Nova

Confira as vagas de emprego para Venda Nova e região!

Espírito Madeira 2025 reúne inovação, sustentabilidade e expectativa de R$ 25 milhões em negócios

Incêndio destrói casas em Venda Nova do Imigrante

Governo do ES lança inscrições para 3.500 novas vagas no CNH Social

Empreendedores de Minas Gerais conhecem práticas do Agroturismo em Venda Nova do Imigrante

Espírito Madeira apresenta a inovadora Casa Montagna, projeto que une design, conforto e versatilidade