A cidade de Afonso Cláudio está pronta para decolar na prática do voo livre. Sua nova rampa, localizada no distrito de Fazenda Guandu, vai receber a 2ª Etapa do Campeonato Estadual de Voo Livre e da Copa Sudeste de Parapente. O evento acontece de amanhã (2) a domingo (4). Este é o segundo torneio esportivo em que a rampa do Guandu é utilizada.
Mas essa é a primeira vez que Afonso Cláudio é sede de um campeonato estadual. De acordo com o presidente da Federação Capixaba de Voo Livre, Eduardo Baldi, a possibilidade já havia sido analisada no ano passado, quando foi feita uma pesquisa e descobriram o potencial da cidade.
Apesar de ser um campeonato estadual, a organização espera receber pilotos de outros Estados. Na última semana, o site oficial da competição já registrava inscritos do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. A previsão é de que 80 pessoas saltem durante os três dias de provas e treinos.
Aposta
A rampa nova é uma das apostas para o sucesso do evento. Ela possibilita voos longos e pouso em áreas próximas ao asfalto, o que facilita o resgate. E como ainda é inédita para muitos praticantes, também vai ser uma oportunidade para voar em novas condições.
“Por ser um esporte radical, tudo o que é novo atrai e gera adrenalina”, diz o organizador do evento, José Cristiano Fazoli. Mas os pilotos inexperientes não devem temer. O primeiro dia da competição vai ser dedicado ao treino livre, onde os participantes poderão fazer o reconhecimento da rampa.
Já no sábado e no domingo, serão realizadas as provas nas três categorias disponíveis. A Serial, para parapentes de menor performance; a Open, de maior performance; e a Master, que deve fazer uma classificação geral entre todos os participantes.
Participe da Copa Capixaba de Parapente e do Campeonato Capixaba de Voo Livre
Locais:
– Afonso Cláudio. De 02 a 04 de julho. A cidade vai sediar a 2ª etapa das competições. A competição será realizada no distrito de Fazenda Guandu.
– Castelo. De 13 a 15 de agosto. O município vai ser sede da 3ª etapa. Os saltos serão realizados na rampa de Ubá.
– Santa Teresa. De 12 a 14 de novembro. A 4ª etapa acontece na região serrana do estado, na rampa de Amauri Fernandes. A Associação de Voo Livre do Espírito Santo será responsável pela organização.
– Alfredo Chaves. De 10 a 12 de dezembro. A última etapa do campeonato acontece em Alfredo Chaves, na rampa de Cachoeira Alta.
Inscrições: Podem ser feitas no site da Federação Capixaba de Voo Livre – www.fcvles.com . As inscrições custam R$ 80 (antecipado) e R$ 120 (no dia do evento).
* Gazeta Online