Competições vão colorir o céu de Afonso Cláudio

A cidade de Afonso Cláudio está pronta para decolar na prática do voo livre. Sua nova rampa, localizada no distrito de Fazenda Guandu, vai receber a 2ª Etapa do Campeonato Estadual de Voo Livre e da Copa Sudeste de Parapente. O evento acontece de amanhã (2) a domingo (4). Este é o segundo torneio esportivo em que a rampa do Guandu é utilizada.

Mas essa é a primeira vez que Afonso Cláudio é sede de um campeonato estadual. De acordo com o presidente da Federação Capixaba de Voo Livre, Eduardo Baldi, a possibilidade já havia sido analisada no ano passado, quando foi feita uma pesquisa e descobriram o potencial da cidade.

Apesar de ser um campeonato estadual, a organização espera receber pilotos de outros Estados. Na última semana, o site oficial da competição já registrava inscritos do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. A previsão é de que 80 pessoas saltem durante os três dias de provas e treinos.

Aposta

A rampa nova é uma das apostas para o sucesso do evento. Ela possibilita voos longos e pouso em áreas próximas ao asfalto, o que facilita o resgate. E como ainda é inédita para muitos praticantes, também vai ser uma oportunidade para voar em novas condições.

“Por ser um esporte radical, tudo o que é novo atrai e gera adrenalina”, diz o organizador do evento, José Cristiano Fazoli. Mas os pilotos inexperientes não devem temer. O primeiro dia da competição vai ser dedicado ao treino livre, onde os participantes poderão fazer o reconhecimento da rampa.

Já no sábado e no domingo, serão realizadas as provas nas três categorias disponíveis. A Serial, para parapentes de menor performance; a Open, de maior performance; e a Master, que deve fazer uma classificação geral entre todos os participantes.

Participe da Copa Capixaba de Parapente e do Campeonato Capixaba de Voo Livre

Locais:

– Afonso Cláudio. De 02 a 04 de julho. A cidade vai sediar a 2ª etapa das competições. A competição será realizada no distrito de Fazenda Guandu.

– Castelo. De 13 a 15 de agosto. O município vai ser sede da 3ª etapa. Os saltos serão realizados na rampa de Ubá.

– Santa Teresa. De 12 a 14 de novembro. A 4ª etapa acontece na região serrana do estado, na rampa de Amauri Fernandes. A Associação de Voo Livre do Espírito Santo será responsável pela organização.

– Alfredo Chaves. De 10 a 12 de dezembro. A última etapa do campeonato acontece em Alfredo Chaves, na rampa de Cachoeira Alta.

Inscrições: Podem ser feitas no site da Federação Capixaba de Voo Livre – www.fcvles.com . As inscrições custam R$ 80 (antecipado) e R$ 120 (no dia do evento).

* Gazeta Online

Confira mais Notícias

Triatleta vendanovense disputa Mundial na Espanha

Venda Nova conquista 5 medalhas e 3 vagas para a etapa estadual dos Jogos Escolares 2025

Vem aí a 3ª Copa de Karatê de Venda Nova do Imigrante

Equipe Lorenção é a campeão do comunitário de bocha em Venda Nova do Imigrante

Jogos Escolares do Espírito Santo finalizam fase regional das modalidades coletivas

Espírito Santo fecha maio com menor quantidade de homicídios desde 1996

De forma voluntária, médico realiza atendimentos nas trilhas do Polenta Off Road em Venda Nova

Venda Nova vive fim de semana histórico com 9º Polenta Off Road