Após quatro dias de competição, o time juvenil do Vasco da Gama se sagrou campeão da 1ª Taça Cidade do Verde, realizada em Domingos Martins, Região Serrana do Estado. O Vasco venceu o Projeto Criança Cidadã de Domingos Martins por 3X0 na manhã de ontem, durante a partida final da Taça.
As estrelas do campeonato foram dois jovens atletas, que carregam no nome a responsabilidade de fazer bonito em Campo. O filho do craque Romário, Romário de Souza Faria Filho, o Romarinho, 15 anos, e o filho do ex-jogador e atual técnico do Vasco, Roberto Dinamite, Rodrigo Dinamite Marins de Oliveira, 16, foram os destaques da competição.
Os dois jovens talentos revelaram que por serem filhos de craques famosos, as cobranças de serem bons como os pais são grandes, mas que isso atrapalha. Muitas pessoas cobram e falam que eu tenho que ser melhor do que meu pai. Ele fez a história dele, eu quero fazer a minha, mas em outra época afirma Rodrigo Dinamite.
Já Romarinho conta que seu pai sempre o deixou a vontade para escolher qual profissão seguir. Meu pai sempre disse que ele me apoiaria em qualquer profissão que eu escolhesse. Mas eu sempre quis ser jogador. Ele sempre me dá algumas dicas e conselhos, como tocar a bola e aparecer na área, revela.
Entretanto, o filho de Romário enfatiza que seu futebol é diferente do estilo do pai. Eu ouço os conselhos dele, mas meu estilo é diferente, apesar de muitos cobrarem para que eu jogue igual a ele, disse.
Fazendo história no Vasco
Apesar de serem filhos de ídolos do futebol brasileiro, os dois jovens craques concordam com uma coisa, eles querem fazer a própria história no Vasco e mostrar o talento. Quero fazer minha história no Vasco para depois, quem sabe, ser chamado por algum clube estrangeiro. Mas antes disso quero jogar na Seleção Brasileira, contou Dinamite, que foi autor do último gol do Vasco na partida final de ontem.
Romarinho revelou que tem o desejo de jogar no Milan ou no Barcelona. Depois de fazer carreira pelo Vasco, quero jogar na Seleção Brasileira e chegar a algum time da Europa, como o Milan e o Barcelona. Não quero ser lembrado apenas por ser o filho do Romário, mas sim pelo meu talento, acrescenta.
Copa Cidade do Verde
Cerca de 200 atletas, com idades entre 12 e 17 anos, participaram da Taça Cidade do Verde de Futebol Infanto-Juvenil. As partidas aconteceram na Sede e no interior de Domingos Martins. Além do Vasco da Gama, participaram da 1ª Taça Cidade do Verde o Centro de Treinamento Cosme Eduardo (CTCE), Rio Branco, Santa Maria de Jetibá e o Projeto Criança Cidadã de Domingos Martins.
O Vasco foi o vencedor da categoria juvenil. Já na categoria infantil, o 1º lugar ficou com o Projeto Criança Cidadã de Domingos Martins. As partidas foram disputadas no estádio do Sport Clube Campinho e nos campos esportivos das comunidades de São Miguel e de Paraju.
Os dois primeiros colocados em cada categoria foram premiados com troféus e medalhas. Também foram condecorados o melhor goleiro e o melhor artilheiro de cada categoria. A Taça Cidade do Verde foi organizada pela Prefeitura de Domingos Martins. Durante os quatro dias de competição, foram arrecadados 623 quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados para instituições da região.
Projeto social
Para o organizador do campeonato, Jarbas Rocha, o evento é uma forma de mostrar a capacidade dos jovens jogadores locais. Esse evento vem compor o calendário esportivo do município. Desenvolvemos o projeto Criança Cidadã, onde participam alunos das escolas do município e que praticam diversas modalidades esportivas, disse Jarbas.
No projeto Criança Cidadã, que tem cunho social, os estudantes do município treinam duas vezes por semana em uma das modalidades desenvolvidas, que são o basquete, o futsal, o vôlei e o futebol. Os melhores atletas são selecionados para competir em eventos esportivos no Estado.
Para o organizador, a Taça Cidade do Verde também serve como lazer para a comunidade. Na primeira edição desse importante evento, conseguimos trazer os times infantil e juvenil do Vasco. Isso serve de incentivo para os nossos atletas, que tiveram a oportunidade de jogar com o Vasco, completa.
Classificação
Categoria juvenil
1º Vasco da Gama
2º Projeto Criança Cidadã de Domingos Martins
3º Santa Maria de Jetibá
4º Rio Branco
Goleiro menos vazado: Caio Luiz de Almeida Vasco
Artilheiro: Marcelo da Silva Vasco
Categoria infantil
1º Projeto Criança Cidadã de Domingos Martins
2º Rio Branco
3º Centro de Treinamento Cosme Eduardo (CTCE)
4º Vasco da Gama
Goleiro menos vazado: Maicon da Silva Hoffman Domingos Martins
Artilheiro: Tales da Conceição Vasco
* Texto e fotos: Julio Huber/ Nova Comunicação