Jovem de Venda Nova se destaca em competições de xadrez em nível estadual e nacional

 

O jovem Adonias Apelfeler da Silva, 15 anos, morador da comunidade do Carmago em Venda Nova do Imigrante, tem se destacado no jogo de xadrez em diversas competições locais e estaduais, nos últimos anos. Na participação mais recente, Adonias ficou em segundo lugar mantendo-se no pódio, assim como fez em 2019 quando ficou em 3º lugar e em 2018, quando se consagrou campeão de xadrez.

 

Neste ano, o vendanovense participou do 1º Campeonato Estadual Escolar Virtual de Xadrez, realizado no último dia 22 de outubro. Em formato online devido à pandemia, a competição foi organizada pela Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade) e contou com mais de 50 participantes de 18 municípios capixabas. Adonias competiu na categoria de até 15 anos.

 

O primeiro contato do jovem com o xadrez foi no Projeto Turma, realizado pelo Instituto Jutta Batista da Silva. “O professor Alexandre ensinou-me as movimentações e o básico. A partir deste ponto, fiquei por conta própria, comecei a aprender observando e jogando contra adversários”, contou Adonias que no início via o esporte como diversão.

 

Foi também com as derrotas em sua trajetória que o esportista aprendeu diversos planos  e com uma observação atenta dos adversários foi construindo suas estratégias para as competições futuras. Na primeira participação em uma competição oficial, em 2018, Adonias chegou ao topo do pódio. “Cheguei ao pódio muito rápido, apenas com o básico. A forma como lidei com o momento não fora de total alegria, pois, para mim, era apenas mais uma conquista de primeiro lugar”, considerou. 

 

Com humildade, o jovem também recebeu a notícia de competir na cidade de Natal, no Rio Grande Norte, nos Jogos da Juventude. Na ocasião, foi a primeira vez que Adonias viajou de avião o que o deixou mais ansioso que a competição em si. “Chegado o dia, já fiquei emocionado com o aeroporto, de primeira tropecei na escada rolante. Na entrada para o avião, já fiquei impressionado. Comecei a observar o local, assim tomei a conclusão de que seria divertido, então finalmente decolamos”, lembra o Adonias.

 

Naquela competição, Adonias ficou na 23ª colocação. Insatisfeito, o jovem passou a estudar por conta própria e evoluir. No início deste ano, o esportista começou a participar do Programa Campeões do Futuro, mais recentemente sob a orientação do professor Thalles Kuster das Neves. Devido à pandemia, Adonias passou a treinar em plataformas virtuais. 

 

Segundo o professor Thalles, o jovem possui um grande potencial na modalidade. “Adonias tem um talento muito grande para o xadrez que é um esporte de raciocínio, de concentração, e ele vem se aperfeiçoando durante os anos, mérito de todo o esforço dele e dos demais professores que ajudaram nessa formação. Ele, na fase infantil, na categoria de 12 a 14 anos, foi campeão municipal, regional, estadual e disputou o brasileiro de xadrez escolar”, detalhou Thalles.

 

Após participação no último campeonato estadual, realizado mês passado, Adonias recebeu um convite para competir em mais um torneio online realizado pela Federação de Xadrez de Brasília. 

 

Adonias está se aperfeiçoando para garantir bons resultados em competições futuras. “Agora, estou estudando novamente, contudo, meu nível se elevou consideravelmente, com muito pouco tempo de treino. Espero que ano que vem eu esteja com um nível consideravelmente excelente, a ponto de não cometer um erro seja posicional, tático, estratégico ou simplesmente uma perda de peça”, planeja Adonias.

 

Campeões do Futuro
O Programa Campeões do Futuro é mantido pela Prefeitura de Venda Nova em parceria com o Governo do Estado. O projeto atende crianças e jovens de sete a 17 anos com intuito de oportunizar a prática de esporte como ferramenta pedagógica. As atividades são realizadas no contra turno escolar durante a semana.

 

 

Texto: Edézio Peterle (MTb 3500/ES)

Confira mais Notícias

Esporte

Brasil inicia Jogos Paralímpicos em busca de campanha histórica

Vendanovense vai representar o Brasil na Paralimpíada de Paris

Aventura

Aventura e adrenalina: sucesso da 8ª edição do Polenta Off Road em Venda Nova

8º Polenta Off Road: aventura, música e gastronomia em Venda Nova do Imigrante

Aventura

Campeonato de Enduro 2024 promove aventura e confraternização em Venda Nova

Falta 1 mês para o Polenta Off Road 2024 em Venda Nova

Esporte

CBF confirma Fluminense x Atlético/MG no estádio Kleber Andrade

Internacional

Atleta japonês vai ministrar curso em Venda Nova do Imigrante neste domingo (21)