* Por Leandro Fidelis
As bandeirinhas em volta do estádio e os treinos intensificados anunciam que a 6ª Copa da Juventude vai começar em Venda Nova. Domingo, 20 equipes capixabas, do Rio, São Paulo, Minas Gerais e até do Sergipe disputam em duas categorias. As partidas acontecerão o próximo dia 21 nos campos do Rio Branco, Bananeiras e São Roque.
Sem aulas, as escolas públicas servem de alojamento para os jovens jogadores, que vêem na competição a chance de serem convocados para testes em clubes famosos, como o Vasco da Gama.
A escolinha do Rio Branco, Clube que organiza a Copa, aproveita as férias para treinar mais. A estréia será contra o Cepe de São Mateus (mirim) e Vasco da Gama (infantil), neste domingo, às 14h.
O treinador das equipes de base do Rio Branco, Marquinho Carioca, diz que o objetivo da Copa da Juventude é incentivar a prática do esporte. Para ele, a presença do filho de Romário na competição será um dos grandes atrativos.
Sempre tentamos inovar e incentivar a garotada na prática do esporte, por isso convidamos as equipes mais disciplinadas, disse. Esta ano todo mundo quer ver o filho do Baixinho e isso vai atrair público.
Já o treinador Márcio Willian dos Santos, se diz feliz com o crescimento do campeonato e espera um público entre 5.000 e 7.000 pessoas nesta edição. Treino equipes infantis há 11 anos e a Copa da Juventude representa minha vida. Começamos de brincadeira para promover intercambio entre equipes da região e fico muito feliz com o que está acontecendo hoje, conta Marcinho.
No futebol desde os seis, Murilo Lopes, de 15 anos, participou de todas as copas e sonha seguir a carreira de jogador. A Copa é muito concorrida e espero chegar à final.
As finais serão dia 21 no estádio do Rio Branco, a partir das 13h, quando haverá sorteios de uma TV 29, um aparelho de DVD e uma bicicleta.