* Valdinei Guimarães
valdinei@radiofmz.com.br
As meninas do Comercial-ES de Castelo vão enfrentar o Vasco da Gama neste sábado (1º). O jogo acontece pela Copa do Brasil de Futebol Feminino. É a terceira vez que o time participa da competição. As jogadoras vão para o campo com esperança de conseguir um resultado melhor do que tiveram ano passado, quando foram eliminadas na segunda fase.
O time é formado por mulheres de 14 a 32 anos. Para chegar à Copa do Brasil, elas precisaram vencer o Campeonato Estadual de Futebol Feminino em 2013. Na última edição da Copa do Brasil, o Comercial chegou até a segunda fase da competição, o que foi suficiente para melhorar a classificação do time no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Atualmente, elas estão na 30ª colação e esperam subir no ranking. “Se a gente vencer o primeiro jogo contra o Vasco, já conseguiremos melhorar essa classificação”, conta Ana Cristina Magnago, treinadora do time.
Para alcançar o objetivo, o Comercial intensificou os treinos. “Nós não costumamos treinar porque o time não é profissional e as meninas têm seus empregos. Mas, para a Copa do Brasil, realizamos treinos há 20 dias. Estamos confiantes de que podemos conseguir um resultado melhor do que o do ano passado”, revela Ana Cristina, que trouxe um reforço para ajudar na missão de melhorar a classificação da equipe. A meia-esquerda Lidiane Cardoso veio do Vitória da Conquista, na Bahia, para jogar no Comercial.
Os treinos são noturnos, para não prejudicar as profissões das jogadoras. “Nossa realidade é muito difícil. Infelizmente, no Brasil, o futebol feminino não é valorizado”, conta a treinadora. Para pagar as contas, as atletas precisam ter outra profissão. É o caso da zagueira do time, Renata Rodrigues (29). Durante o dia, ela trabalha como motogirl e só pode treinar à noite, mas ela não desanima. “O que me motiva é a equipe, o companheirismo do time”, conta Renata, que não tem medo de enfrentar um time maior. “Não estamos com medo. Estamos ansiosas porque queremos ganhar!”, desabafa a zagueira.
O jogo de ida acontece no sábado às 16h45 no Estádio Emílio Nemer, em Castelo. Os ingressos para a partida custam R$ 15 a inteira e R$ 7,50 a meia-entrada. O jogo de volta acontece no dia 05/02, às oito e meia da noite, no Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro.