* Colaboração Turismo Ibatiba
A Prefeitura de Ibatiba por meio do Departamento de Turismo, em parceria com o Sebrae e a Asssociação Gestora de Turismo Rural de Ibatiba- Geturi farão o pré-lançamento do Guia do Circuito Turístico “Caminhos dos Tropeiros”.
Ibatiba, que em tupi-guarani significa “pomar”, se desenvolveu ao longo da BR-262. O município foi colonizado por tropeiros, homens que, no lombo de mulas, desbravaram caminhos e trilhas negociando muares e comercializando produtos e levando notícias para toda a Região do Caparaó. O tropeirismo assumiu grande influência e importância na história de Ibatiba. Em suas fazendas, com casarões do século 19, ainda estão retratadas nas atividades diárias os carros de boi, carretões, cangas e muares.
A cultura tropeira também se faz presente na culinária ibatibense, que seduz principalmente pelos aromas que vem do fogão à lenha, como o feijão tropeiro, a carne na lata, a linguiça, o torresmo, a broa de melado, o biscoito de polvilho e outras delícias.
Para reforçar essa identidade cultural, surgiu o Circuito Turístico “Caminhos dos Tropeiros”. De acordo com Gecinete Pimentel de Carvalho, chefe da Divisão de Turismo da Prefeitura, o circuito conta com dez propriedades rurais com estrutura de restaurantes rurais, agroindústria, colônia de férias, cafeteria, sítios com visitas a pomares com sistema colhe e pague e flores exóticas.
Neste circuito estão presentes a simplicidade, a hospitalidade e o jeitinho típico do interior. Em Ibatiba se vivencia as histórias dos tropeiros. Os moradores mais antigos sentem saudades daquela época e sempre têm belas recordações, destaca Gecinete.
O evento do pré-lançamento será no próximo dia 22, às 19 horas, no Restaurante Rural Recanto da Vovó Rosinha, no Córrego da Cambraia, a 4 km da cidade.