Com o nome Jovens Voluntários do Turismo de Pedra Azul, vigora a partir de hoje, naquela localidade, um projeto para melhorar o atendimento ao visitante. Todos os sábados, domingos e feriados, 40 alunos do curso técnico em turismo vão se revezar para recepcionar na sede da Associação Turística- ATPA, na avenida principal.
O curso começou em outubro de 2006, na Escola Estadual Pedreiras, com apoio da Secretaria de Estado da Educação e é totalmente gratuito. O grupo, formado por filhos de agricultores e pequenos empreendedores da região, conclui a capacitação em dezembro deste ano.
A estrutura de atendimento é toda financiada pelo setor privado. Segundo Joaquim Ferreira Silva Filho, presidente da ATPA, o objetivo com o Jovens Voluntários é fortalecer o turismo e ao mesmo tempo inserir os alunos no mercado de trabalho da própria localidade onde vivem. Ele destaca que o trabalho voluntário é uma característica forte da comunidade, que se reflete nos moradores mais jovens.
Num primeiro momento, os jovens visitaram hotéis, restaurantes e até hospitais da Região Serrana para conhecer sua estrutura turística. O grupo foi capacitado para informar sobre os vários serviços que a região oferece, não só de Pedra Azul, como também de Venda Nova e de outros municípios vizinhos com atrativos turísticos.
Verão excepcional
Do início do verão até agora, Pedra Azul já recebeu cerca de 50 mil turistas. Os dados são da ATPA, cujo presidente avalia ser 2007 o ano em que a estação, geralmente associada à praia, sol e mar, trouxe mais visitantes para as montanhas.
Não estamos experimentando mais os períodos de baixa estação. O turista não vem só no inverno. A região está mais conhecida e hoje recebe gente do Brasil inteiro, avalia Joaquim. O Dnit deve autorizar nos próximos dias a instalação de placas com sinalização no padrão internacional para orientar os turistas.
De acordo com o presidente da associação, Pedra Azul já é considerada a segunda praça turística do Espírito Santo em número de leitos, depois de Vitória. A região conta também com a segunda maior cobertura de mata natural do Brasil, só ficando atrás de Parati (RJ).
Dentre os projetos para 2007, a ATPA, em convênio com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo- Sedetur, fará uma pesquisa de fluxo turístico e, junto com o Sebrae, vai elaborar em março um planejamento estratégico. O telefone da associação é (27) 3248-0035.
* Por Leandro Fidelis
*Publicada em 27/01/2007