Simpósio reúne 800 produtores e pecuaristas em Iúna

Centenas de produtores e pecuaristas de Iúna e região participaram do 1º Simpósio Café com Leite de Iúna, realizado na última sexta-feira (10), no Parque de Exposições da cidade. O evento contou com palestras de profissionais renomados da Fundação Procafé, Agroceres, Idaf e Incaper, estandes de empresas do setor agrícola e sorteio de brindes.

 

E as expectativas para o evento foram superadas. “Estamos muito felizes com o resultado. O conhecimento que os produtores puderam adquirir é algo imensurável. Acredito que todos precisarão se adaptar ao novo mercado do café, em especial, e tenho certeza que essas informações vão trazer muitas melhorias para os produtores e, consequentemente, para o nosso município”, avaliou o secretário de Agricultura e Agronegócio, João Elias Colombo Horsth. O evento foi realizado pela Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria de Agricultura e Agronegócio.

 

Um dos pontos altos do Simpósio foi a palestra do engenheiro agrônomo e pesquisador da Fundação Procafé, José Bráz Matiello, que falou sobre o uso das tecnologias na cafeicultura de montanha, como ferramenta para aumentar a produção.

 

“Meu objetivo foi mostrar a importância de renovar e recuperar a lavoura visando a melhoria de produtividade. Hoje, o preço não está muito bom, então, o produtor tem que fazer a renovação da lavoura, observar as variedades de café, os espaçamentos, os cuidados que são necessários. A informação para o produtor é como um adubo, pois é importante ele saber como e o que fazer para colocar em prática na sua propriedade”, disse Matiello.

 

O agricultor da Serrinha I, Aldécio Mendes, contou que achou excelente a programação. “Participei de toda a programação e achei excelente. Já tenho o costume de participar de eventos, pois vejo uma oportunidade de aprender e saber as novidades. O que mais me chamou atenção foram as orientações de como proteger e reter água na lavoura, de como fazer caixa seca e irrigação”.

 

Já os produtores do ramo da pecuária puderam conferir na palestra do engenheiro agrônomo da Agroceres Multimix, Fernando Costa Duarte, como produzir silagem de qualidade.

 

“Na região, tem crescido o número de produtores que fazem a silagem, porém ainda não usam técnicas para obter o alimento com máxima qualidade, para que seja vantajoso pra eles. O município está de parabéns por realizar este evento tão importante para a economia local”, comentou Fernando.

 

Durante o 1º Simpósio Café com Leite, os inscritos também participaram de sorteios de brindes e de uma moto zero quilômetro, cujos ganhadores foram os agricultores Márcio Batista Lami, do Rio Claro, Pedro Martins Filho, da comunidade de Terra Corrida, e Maria Aparecida da Silva Silveira, da Serrinha II. Almoço com música sertaneja completou a programação.

 

Fonte: assessoria de imprensa de Iúna

Confira mais Notícias

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS

Veja os premiados no leilão de cafés tardios de Venda Nova