Incaper realiza palestra sobre café conilon em Conceição do Castelo

Com objetivo de levar inovações, informações e tecnologias aos produtores de café, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizou o dia do campo de café Conilon em Conceição do Castelo. O evento reuniu cerca de 100 participantes, a maioria produtores rurais do município, e ocorreu na propriedade do Senhor Osvair Guarnier, na comunidade de Ribeirão de Santa Tereza. A palestra foi ministrada em três estações.

 

A primeira estação tratou sobre a colheita e pós- colheita: Café Conilon de qualidade, com o extensionista do Incaper Tássio da Silva de Souza. “O município de Conceição do Castelo é contemplado com um clima favorável a produção de cafés de sabores únicos. Eventos como este incentiva e promove o desenvolvimento da cafeicultura orientando o produtor a aplicação de práticas que lhe permitam sucesso na produção”, disse o extensionista.

 

A segunda estação foi sobre identificação e controle de nematoides na cultura do café Conilon e foi ministrada pelo pesquisador do Incaper, Inobert de Melo Lima.

 

“O público presente foi ativo e participativo, demonstrando interesse em visitar áreas contaminadas para treinar o reconhecimento dos sintomas. Esse tipo de ação promovida pelo Incaper e Prefeitura se faz necessário para garantir a sustentabilidade da cafeicultura do município. Considera-se a prevenção e o melhor investimento que se faz no manejo de nematoides, pois uma vez introduzido no solo, esse patógeno jamais será eliminado e o seu manejo acrescentará um custo minimo de R$ 700,00/ha/ano”, explicou Inobert de Melo.

 

A terceira e última estação foi ministrada pelo extensionista Cleber Cássio Ferreira que falou sobre o manejo e conservação do solo para a cultura do café, abordando práticas para a melhoria da qualidade e fertilidade do solo, controle de erosão, adubação verde, matéria orgânica no solo e cobertura morta.

 

“O foco do evento foi orientar os agricultores produtores de café Conilon, e eventos como estes são muito importantes para trazer tecnologias e conhecimentos aos agricultores”, acrescentou Cleber que também é coordenador do ELDR de Conceição do Castelo.

Confira mais Notícias

Brasil exporta 46 milhões de sacas de café, atingindo recorde em 2024

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores