Agronegócio

Incaper realiza palestra sobre café conilon em Conceição do Castelo

Com objetivo de levar inovações, informações e tecnologias aos produtores de café, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizou o dia do campo de café Conilon em Conceição do Castelo. O evento reuniu cerca de 100 participantes, a maioria produtores rurais do município, e ocorreu na propriedade do Senhor Osvair Guarnier, na comunidade de Ribeirão de Santa Tereza. A palestra foi ministrada em três estações.

 

A primeira estação tratou sobre a colheita e pós- colheita: Café Conilon de qualidade, com o extensionista do Incaper Tássio da Silva de Souza. “O município de Conceição do Castelo é contemplado com um clima favorável a produção de cafés de sabores únicos. Eventos como este incentiva e promove o desenvolvimento da cafeicultura orientando o produtor a aplicação de práticas que lhe permitam sucesso na produção”, disse o extensionista.

 

A segunda estação foi sobre identificação e controle de nematoides na cultura do café Conilon e foi ministrada pelo pesquisador do Incaper, Inobert de Melo Lima.

 

“O público presente foi ativo e participativo, demonstrando interesse em visitar áreas contaminadas para treinar o reconhecimento dos sintomas. Esse tipo de ação promovida pelo Incaper e Prefeitura se faz necessário para garantir a sustentabilidade da cafeicultura do município. Considera-se a prevenção e o melhor investimento que se faz no manejo de nematoides, pois uma vez introduzido no solo, esse patógeno jamais será eliminado e o seu manejo acrescentará um custo minimo de R$ 700,00/ha/ano”, explicou Inobert de Melo.

 

A terceira e última estação foi ministrada pelo extensionista Cleber Cássio Ferreira que falou sobre o manejo e conservação do solo para a cultura do café, abordando práticas para a melhoria da qualidade e fertilidade do solo, controle de erosão, adubação verde, matéria orgânica no solo e cobertura morta.

 

“O foco do evento foi orientar os agricultores produtores de café Conilon, e eventos como estes são muito importantes para trazer tecnologias e conhecimentos aos agricultores”, acrescentou Cleber que também é coordenador do ELDR de Conceição do Castelo.

Confira mais Notícias

Capixaba irá representar mais de 200 mil cafeicultores da América Latina e do Caribe na COP30

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida