O escritório do Incaper de Alfredo Chaves fechou os dados referentes ao ano de 2008 e constatou que a produção de uva no município cresceu cerca de 400% em relação ao ano de 2007.
De acordo com o órgão, em 2008 foram produzidas cerca de 120 toneladas de uva, noventa toneladas a mais que em 2007. A expectativa, de acordo com Alciro Lamão Nazarino, extensionista do Incaper, para 2009 é que a produção exceda 300 toneladas.
Conforme o secretário de Agricultura, Antônio Carlos Petri, o município possui mais de 50 famílias cultivando a fruta, em uma área de 19,5 ha. Ele disse ainda, que por ser uma cultura que está iniciando no município, apenas 6 ha estão em produção.
O distrito de São Bento de Urânia concentra 70% da colheita. A espécie mais produzida no distrito é a Isabel, de excelente sabor é propícia para a fabricação de vinho, informou. Outras localidades como Cachoeira Alta, Carolina, Matilde e Engano estão iniciando a produção com outras variedades.
Alfredo Chaves está inserido no Pólo da Uva de Mesa e Vinho do ES. Com isso os produtores da fruta recebem assistência técnica do Incaper e participam de programas que visam a qualidade e o melhor manuseio da fruta, disse Nazarino.
Esse pólo, criado pelo Incaper e pela Secretaria de Agricultura do Estado, tem objetivo de viabilizar a produção da fruta em escala e direcionar o fomento através de crédito rural, promovendo a diversidade agrícola da região com a fruticultura.
A Secretaria de Agricultura também fomenta a cultura, disponibilizando cursos e mudas da fruta. Conforme Petri, desde 2006 foram distribuídas mais de três mil porta- enxerto (caule para plantio) de uva.
Para celebrar a fartura de uva a comunidade de São Bento de Urânia promove a 45ª edição da Festa da Uva e do Vinho para os dias 13, 14 e 15 de fevereiro. Capacitações, desfile, concurso e shows são algumas das atrações.
* Fonte: Assessoria de Imprensa Alfredo Chaves