Produtores de agroturismo de Venda Nova do Imigrante irão receber orientações para conservação de pães artesanais, com o objetivo de melhorar a qualidade e a durabilidade do produto vendido. O curso será promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa e Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com Secretaria Municipal de Administração Geral (Semag), na próxima quinta-feira (19), de 8h às 17h, na Casa da Cultura, no município.
Durante o evento, os produtores do agroturismo do município serão conduzidos por embasamentos teóricos e prático, ministrados pela extensionista do Incaper, Rita Zanúncio. De início será apresentado aos 20 participantes as novas técnicas de conservação de pães artesanais. Logo após, a extensionista vai ensinar como preparar e aplicar os extratos de ervas aromáticas no produto.
A extensionista desenvolveu um projeto de mestrado, em que descobriu uma técnica de aplicação de extratos de ervas aromáticas que combate os fungos presente em pães artesanais, conservando o produto por mais tempo, já que os produtos caseiros não utilizam, em sua panificação, equipamentos especiais e conservantes. Desse modo, são mantidas as características tradicionais da cultura local.
Para divulgar o trabalho e compartilhar informações, Rita pretende ensinar aos produtores do agroturismo como desenvolver e utilizar a ervas em suas produções. Além de destacar como os pães devem ser embalados após a produção.
De acordo com a extensionista, a temperatura de conservação, o modo de resfriamento e o método de embalagem alteram a qualidade do produto. O propósito do curso é ensinar os produtores de agroturismo sobre aplicação de tecnologias que aumentam a durabilidade, de modo que possa ficar mais tempo exposto nas prateleiras dos supermercados, ou mesmo nas casas, sem que estraguem, o que também aumenta a procura, afirma Rita.
Os interessados em participar do curso ou receber mais informações podem ligar para (27) 3546-1277.