Os alunos do programa ProJovem Campo da comunidade de Patrimônio do Ouro, localizada no interior do município de Castelo, vão participar, de sexta-feira (25) a domingo (27), de um curso de processamento de banana.
A capacitação visa a mostrar uma maneira de agregar valor à fruta, que é a segunda maior produção da região, perdendo apenas para o café. Grande parte dos alunos produz banana e vende a preços muito baixos. Com o curso, eles terão outra opção de aumentar a renda, explica o professor Vanderlan Paulucio.
Ele disse ainda que os alunos estão ansiosos para o curso, que terá conteúdo prático e teórico. É uma excelente oportunidade dos alunos melhorarem sua formação e terem mais qualidade de vida, ressalta Vanderlan.
Segundo o professor, os alunos participam sempre de atividades que possibilitam a vivência e a prática de técnicas que poderão aplicar nas propriedades rurais onde trabalham.
Festa Junina
No último dia 12, os alunos do ProJovem Campo realizaram uma festa junina para promover integração com a comunidade. Participantes do programa em outras regiões também prestigiaram o evento.
A noite teve ainda um contexto cultural, com a apresentação do jongo, uma dança quilombola. Segundo o professor Vanderlan, os alunos ajudaram na organização do evento e aproveitaram para divulgar peças de artesanato que produzem.
ProJovem Campo
O ProJovem Campo Saberes da Terra é um programa nacional de educação de jovens e adultos, integrada com qualificação social e profissional para agricultores familiares, implementado pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) e da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).