Audiência vai discutir importância cultural dos queijos artesanais no Brasil

A importância cultural dos queijos artesanais no Brasil será tema de audiência na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) no dia 5 de junho. A audiência acontece  a pedido do deputado federal Evair de Melo (PP-ES), autor da projeto de lei que desburocratiza a produção e a venda de queijos e embutidos artesanais.

 

A proposta é para que  a comercialização dos produtos da agroindústria artesanal de origem animal seja feita em todo o país a partir de um selo específico. Atualmente, eles só podem ser vendidos fora do Estado de procedência caso tenham o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

 

Aprovado por unanimidade na Câmara, o projeto também já foi aprovado pela Comissão de Agricultura do Senado e seguiu para a  apreciação do Plenário da Casa.  Ao apresentar o requerimento para a audiência, Evair destacou os impactos positivos da proposta para a manutenção da tradição das agroindústrias artesanais e também para os consumidores. “É inadmissível que um município dividido por uma estrada tenha, de um lado, o queijo artesanal, e do outro, a impossibilidade de comercializá-lo. Por isso a aprovação desse projeto no Senado representa a possibilidade de levar renda ao rural brasileiro, preservar as características regionais e permitir aos consumidores o acesso a esses produtos tão nobres, produzidos pelas famílias brasileiras”.

 

 

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)