FMZ A Rádio
da Família

Brejetuba é o 2º maior produtor nacional de arábica

Dados da Pesquisa Agrícola Municipal- PAM, divulgados no último dia 22, confirmam a participação destacada do Espírito Santo na produção nacional de café, que é a principal atividade agrícola da economia capixaba.

Além de ser o segundo maior produtor de café do país- Minas é o primeiro-, com 8,9 milhões de sacas, o Estado abriga ainda o maior produtor de conilon, que é o município de Jaguaré.

A surpresa entre essas confirmações no ranking nacional é Brejetuba: tornou-se o maior produtor de café arábica do Estado e conquistou a posição de segundo produtor nacional de arábica.

Da lista dos dez maiores produtores de café, sete são do Espírito Santo. Jaguaré, Sooretama, Vila Valério, São Mateus, Rio Bananal e Pinheiros são os principais produtores de conilon. Patrocínio, Três Pontas e Manhuaçu são os principais produtores mineiros.

(Trecho da reportagem de Rita Bridi em “A Gazeta”- 23/11/2006)

Secretário atribui colocação a apoio do governo

Em entrevista na tarde desta sexta-feira (24) para a FMZ, o secretário Municipal de Agricultura de Brejetuba, Beto Zavarize, disse que o município está muito satisfeito com a notícia e que a posição no ranking se deve aos investimentos da Prefeitura no setor e ao apoio do governo do Estado.

“Oitenta e cinco por cento da população de Brejetuba está na zona rural e trabalha na cafeicultura. Nossa Casa do Agricultor dá sustentabilidade a esses produtores e, junto com o Incaper, a Secretaria leva informação até eles, principalmente sobre qualidade”, destaca Zavarize.

Brejetuba conta com 20 mil hectares de café plantado e a previsão da produção em 2006 é de 330 mil sacas. No ano passado, a inauguração do asfalto da estrada que liga a sede do município à BR-262 facilitou o escoamento. A melhoria de outras estradas municipal ainda é anseio da Prefeitura.

“O homem do campo precisa de apoio e o atual governo do Estado o faz. Toda semana nos reunimos com os produtores em busca do melhor caminho para vencer na atividade”.

* Publicada em 24/11/2006

Confira mais Notícias

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS

Veja os premiados no leilão de cafés tardios de Venda Nova

Incaper

Tecnologias ajudam agricultores na produção de cafés especiais e sustentáveis

Agricultura

Inscrições abertas para Concurso de Qualidade do Melhor Tomate de Mesa de Venda Nova

Crescimento

Exportações do agronegócio capixaba alcançam R$ 8,25 bilhões em dez meses

Prêmio

Conheça os finalistas do leilão de cafés tardios de qualidade de Venda Nova

Valor das aplicações de crédito rural no ES bate recorde nos quatro primeiros meses do plano safra 2023/2024