FMZ A Rádio
da Família

Notícias do café: sustentabilidade contará pontos na seleção do Cafuso

* Por Leandro Fidelis

Conceito tão difundido atualmente na agricultura, a sustentabilidade será um dos critérios de seleção das amostras de café na 7ª edição do Prêmio Cafuso/UCC. Ontem, Dia Nacional do Café, os participantes da feira conheceram o Código de Conduta do concurso para os Cafés das Montanhas do Espírito Santo.

Jackeline Uliana, bióloga e secretária-executiva do Programa de Certificação da Pronova; junto com o coordenador do Prêmio, Evair de Melo; e Marcelo Silveira Netto, diretor das empresas Real Café/Tristão, anunciaram a mudança, que promete valorizar ainda mais o projeto de certificação na região.

A sustentabilidade será 40% da nota final, enquanto que a qualidade pesará no restante. Dentre os novos itens a serem avaliados estão a rastreabilidade, o uso de fertilizantes e de defensivos, a gestão do solo, colheita e pós-colheita, gestão de resíduos, meio ambiente e conservação, além da saúde e segurança do trabalhador.

“Hoje o comprador, principalmente o internacional, quer saber se o café é produzido de forma sustentável. Nada de galinha solta no terreiro, casa sem fossa séptica…”, afirma Jackeline, que organiza uma série de reuniões nas comunidades para divulgar a novidade entre os cooperados da Pronova. “Não é preciso estar no programa para concorrer”, completa.

Segundo a bióloga, a sustentabilidade, no entanto, só será decisiva na 2ª fase, quando ficarem as 50 amostras finalistas. O prêmio máximo oferecido todos os anos pela Real Café e Ueshima Coffee Company- UCC é de R$ 20 mil. As inscrições para o Cafuso começam em agosto.

– Confira programação completa da Qualicafés no link de eventos deste site!

*Publicada em 25/05/2007

Confira mais Notícias

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS

Veja os premiados no leilão de cafés tardios de Venda Nova

Incaper

Tecnologias ajudam agricultores na produção de cafés especiais e sustentáveis

Agricultura

Inscrições abertas para Concurso de Qualidade do Melhor Tomate de Mesa de Venda Nova