Pesquisadores discutem em seminário de irrigação mudanças no cenário cafeeiro

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realiza nesta quinta-feira (26) e sexta-feira (27), um seminário com o tema “Irrigação de Café Arábica no Espírito Santo: Tecnologia e Perspectivas”, no Centro Regional de Desenvolvimento Rural Centro Serrano do Incaper, em Domingos Martins. O evento tem como objetivo debater a utilização do metido de irrigação no cenário cafeeiro, como forma de melhorar a produtividade nas regiões do Espírito Santo.

Durante o seminário serão apresentados os resultados do uso da irrigação para café arábica obtido em outros estados, as possíveis mudanças no cenário da cafeicultura com a adoção do método; e a viabilidade técnica, econômica e de sustentabilidade dessa tecnologia para o Espírito Santo.

O método de irrigação é recomendado para áreas com deficiência hídrica, em épocas importantes do ciclo do café, como a defloração, agregação e enchimento de grãos. De acordo com a pesquisadora da Embrapa Café e do Incaper, Maria Amélia Gava Ferrão, “nas principais regiões produtoras de café que utilizam o método de irrigação, a produtividade média é de 38 a 40 sacas de café. Já as que não possuem o sistema, a média diminui para 15 sacas”, afirma.

Uma mesa redonda encerra o evento, no qual pesquisadores, extensionistas, professores e técnicos debatem a viabilidade do método no Espírito Santo, de modo a criar um foco para traçar ações de pesquisa e extensão na área. São esperados aproximadamente 90 pessoas.

Programação:

Sexta-feira – 27 de novembro

8h – Palestra: Nutrição e fertirrigação do cafeeiro

Palestrantes: Dr. Antônio Fernando Guerra e Dr. Andre Luís Teixeira Fernandes

9h – Palestra: Comportamento de cultivares de café arabica a 40 m de altitude com irrigação

Palestrante: Maria Amélia Gava Ferrão

9h – Palestra: Projeto e Linhas de Crédito para Irrigação

Palestrante: Braz Venturim

10h15 – Café

10h15 – Mesa Redonda: Discussão da viabilidade técnica, econômica e de sustentabilidade desta tecnologia para a cafeicultura do Estado do Espírito Santo e encaminhamentos

Participante: José Geraldo F. Silva – Pesquisador Incaper; Ricardo S. Batista – Extensionista Incaper; Caio Martins – Extensionista Incaper; Everardo C. Mantovani – Prof. UFV; André L. T. Fernandes – Prof e Pesquisador UNIUBE; Antônio Fernandes Guerra – Pesquisador Embrapa; e Produtor irrigante.

12h30 – Enceramento

Confira mais Notícias

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS

Veja os premiados no leilão de cafés tardios de Venda Nova