FMZ A Rádio
da Família

Reunião em Brasília define medidas para o setor avícola

Buscando alternativas para adequar a Instrução Normativa 17/2006, do Ministério da Agricultura, representantes do setor avícola capixaba se reuniram hoje, às 14h30, com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, em Brasília. A lei pede adesão de todos os estados brasileiros ao Plano de Prevenção da Influenza Aviária, Controle e Prevenção da Doença de Newcastle, além de disciplinar o trânsito de aves e das camas de aviários.

Na reunião, estiveram presentes o presidente da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo- Aves, Antônio Venturini; o presidente da Associação dos Avicultores do Ceará, João Jorge Reis, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, o subsecretário Estadual de Agricultura, Cleber Guerra, os senadores Renato Casagrande e Gerson Camata, os deputados federais Lelo Coimbra, Camilo Cola, Manato e Rita Camata e o deputado estadual Cacau Lonrezoni, representando a Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa do Espírito Santo, além dos prefeitos de Cachoeiro de Itapemirim, Roberto Valadão, de Colatina e presidente da Amunes, Guerino Balestrassi; João Coser (Vitória) e mais 12 representantes do setor avícola capixaba.

O presidente da Aves, Antonio Venturini, entregou ao ministro um documento contendo sugestões para mudança no Plano Nacional. Venturini informou que o ministro se mostrou sensível às reivindicações e afirmou ajuda ao setor.

“A reunião foi muito positiva e nos surpreendeu. O ministro afirmou que vai estudar a documentação entregue e avaliar o que pode ser mudado no Plano Nacional”, disse Venturini.

Na próxima semana, virá ao Espírito Santo uma missão do Ministério da Agricultura para avaliar o impacto do plano para o setor. A partir será feito as adequações necessárias. Além de avaliar as exigências do setor capixaba, a comitiva irá utilizar os ajustes em nível nacional.

Durante a reunião, o deputado estadual Cacau Lorenzoni entregou ao ministro um documento assinado pelos 30 deputados estaduais, reforçando as reivindicações do setor.

Confira a cobertura completa na próxima edição do Jornal “O Noticiário”- O Jornal das Montanhas Capixabas.

– Leia ainda aqui no site: 15 mil podem perder emprego por causa da gripe aviária: http://www.radiofmz.com.br/noticias.php?id=268&id_assunto=

Confira mais Notícias

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS

Veja os premiados no leilão de cafés tardios de Venda Nova

Incaper

Tecnologias ajudam agricultores na produção de cafés especiais e sustentáveis

Agricultura

Inscrições abertas para Concurso de Qualidade do Melhor Tomate de Mesa de Venda Nova

Crescimento

Exportações do agronegócio capixaba alcançam R$ 8,25 bilhões em dez meses

Prêmio

Conheça os finalistas do leilão de cafés tardios de qualidade de Venda Nova

Valor das aplicações de crédito rural no ES bate recorde nos quatro primeiros meses do plano safra 2023/2024