FMZ A Rádio
da Família

Reunião em Brasília define medidas para o setor avícola

Buscando alternativas para adequar a Instrução Normativa 17/2006, do Ministério da Agricultura, representantes do setor avícola capixaba se reuniram hoje, às 14h30, com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, em Brasília. A lei pede adesão de todos os estados brasileiros ao Plano de Prevenção da Influenza Aviária, Controle e Prevenção da Doença de Newcastle, além de disciplinar o trânsito de aves e das camas de aviários.

Na reunião, estiveram presentes o presidente da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo- Aves, Antônio Venturini; o presidente da Associação dos Avicultores do Ceará, João Jorge Reis, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, o subsecretário Estadual de Agricultura, Cleber Guerra, os senadores Renato Casagrande e Gerson Camata, os deputados federais Lelo Coimbra, Camilo Cola, Manato e Rita Camata e o deputado estadual Cacau Lonrezoni, representando a Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa do Espírito Santo, além dos prefeitos de Cachoeiro de Itapemirim, Roberto Valadão, de Colatina e presidente da Amunes, Guerino Balestrassi; João Coser (Vitória) e mais 12 representantes do setor avícola capixaba.

O presidente da Aves, Antonio Venturini, entregou ao ministro um documento contendo sugestões para mudança no Plano Nacional. Venturini informou que o ministro se mostrou sensível às reivindicações e afirmou ajuda ao setor.

“A reunião foi muito positiva e nos surpreendeu. O ministro afirmou que vai estudar a documentação entregue e avaliar o que pode ser mudado no Plano Nacional”, disse Venturini.

Na próxima semana, virá ao Espírito Santo uma missão do Ministério da Agricultura para avaliar o impacto do plano para o setor. A partir será feito as adequações necessárias. Além de avaliar as exigências do setor capixaba, a comitiva irá utilizar os ajustes em nível nacional.

Durante a reunião, o deputado estadual Cacau Lorenzoni entregou ao ministro um documento assinado pelos 30 deputados estaduais, reforçando as reivindicações do setor.

Confira a cobertura completa na próxima edição do Jornal “O Noticiário”- O Jornal das Montanhas Capixabas.

– Leia ainda aqui no site: 15 mil podem perder emprego por causa da gripe aviária: http://www.radiofmz.com.br/noticias.php?id=268&id_assunto=

Confira mais Notícias

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS

Veja os premiados no leilão de cafés tardios de Venda Nova