FMZ A Rádio
da Família

Suinocultura capixaba quer formar cooperativa

Formar uma cooperativa de suinocultores para melhorar o preço do produto e inibir a entrada de carnes suínas de outros Estados. Esse é o objetivo de uma série de palestras promovidas pela Associação dos Suinocultores do Espírito Santo- Ases em parceria com o Sebrae. Hoje (17) e amanhã será realizada no Calir, em Viana, a terceira etapa desse processo de formação de uma cooperativa.

No encontro, o consultor do Sebrae na área de agronegócio, associativismo, cooperativismo e desenvolvimento territorial, Marcos Mendes Biet, irá mostrar os principais desafios e mostrará as formas de se formar uma cooperativa consolidada. O palestrante explica que o encontro terá uma parte técnica e outra comportamental.

“Na parte técnica do encontro vamos mostrar quais os principais problemas enfrentados no momento de se formar uma cooperativa. Já no momento em que vamos trabalhar o tema comportamental, queremos mostrar aos participantes quais os comportamentos e ações que devem e quais não devem ser feitas quando se pretende montar uma cooperativa”, acrescenta Biet.

De acordo com Marcos Biet, a idéia do encontro é fazer um nivelamento de conceitos dos participantes. A partir daí, os associados terão maiores entendimentos e melhor base para empreender.

Para o presidente da Ases, José Puppin, com a formação de uma cooperativa, os preços finais da carne suína poderão ser melhores e com isso poderá ser inibida a entrada de carne de outros estados que, segundo Puppin, são de péssima qualidade.

“Com a cooperativa queremos agregar preço ao nosso produto e vender diretamente para os supermercados. Assim a comercialização não terá os atravessadores e conseguiremos vender com melhores preços, em relação aos praticados atualmente. A idéia é integrar e desenvolver o setor suinícula capixaba”.

Espera-se que a cooperativa seja iniciada até o início de 2008. A próxima etapa será a palestra sobre cooperativa, que será realizada pela Organização das Cooperativas do Brasil- OCB. Na 5ª e última etapa serão realizadas oficinas de redes associativas. Essas duas últimas etapas acontecerão ainda este ano e todos os associados serão informados.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Aves e Ases

Confira mais Notícias

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS

Veja os premiados no leilão de cafés tardios de Venda Nova