FMZ A Rádio
da Família

Suinocultura capixaba quer formar cooperativa

Formar uma cooperativa de suinocultores para melhorar o preço do produto e inibir a entrada de carnes suínas de outros Estados. Esse é o objetivo de uma série de palestras promovidas pela Associação dos Suinocultores do Espírito Santo- Ases em parceria com o Sebrae. Hoje (17) e amanhã será realizada no Calir, em Viana, a terceira etapa desse processo de formação de uma cooperativa.

No encontro, o consultor do Sebrae na área de agronegócio, associativismo, cooperativismo e desenvolvimento territorial, Marcos Mendes Biet, irá mostrar os principais desafios e mostrará as formas de se formar uma cooperativa consolidada. O palestrante explica que o encontro terá uma parte técnica e outra comportamental.

“Na parte técnica do encontro vamos mostrar quais os principais problemas enfrentados no momento de se formar uma cooperativa. Já no momento em que vamos trabalhar o tema comportamental, queremos mostrar aos participantes quais os comportamentos e ações que devem e quais não devem ser feitas quando se pretende montar uma cooperativa”, acrescenta Biet.

De acordo com Marcos Biet, a idéia do encontro é fazer um nivelamento de conceitos dos participantes. A partir daí, os associados terão maiores entendimentos e melhor base para empreender.

Para o presidente da Ases, José Puppin, com a formação de uma cooperativa, os preços finais da carne suína poderão ser melhores e com isso poderá ser inibida a entrada de carne de outros estados que, segundo Puppin, são de péssima qualidade.

“Com a cooperativa queremos agregar preço ao nosso produto e vender diretamente para os supermercados. Assim a comercialização não terá os atravessadores e conseguiremos vender com melhores preços, em relação aos praticados atualmente. A idéia é integrar e desenvolver o setor suinícula capixaba”.

Espera-se que a cooperativa seja iniciada até o início de 2008. A próxima etapa será a palestra sobre cooperativa, que será realizada pela Organização das Cooperativas do Brasil- OCB. Na 5ª e última etapa serão realizadas oficinas de redes associativas. Essas duas últimas etapas acontecerão ainda este ano e todos os associados serão informados.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Aves e Ases

Confira mais Notícias

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS

Veja os premiados no leilão de cafés tardios de Venda Nova

Incaper

Tecnologias ajudam agricultores na produção de cafés especiais e sustentáveis

Agricultura

Inscrições abertas para Concurso de Qualidade do Melhor Tomate de Mesa de Venda Nova

Crescimento

Exportações do agronegócio capixaba alcançam R$ 8,25 bilhões em dez meses

Prêmio

Conheça os finalistas do leilão de cafés tardios de qualidade de Venda Nova

Valor das aplicações de crédito rural no ES bate recorde nos quatro primeiros meses do plano safra 2023/2024