Os primeiros dias de agosto vão ser marcados por uma intensa e grande massa de ar frio de origem polar que vai avançar sobre a América do Sul, causando diminuição de temperaturas em vários estados brasileiros. Esta nova massa de ar frio é um pouco menos intensa do que a onda de frio muito forte que passou pelo Brasil entre os dias 5 e 10 de julho.
A expectativa é de uma nova sequência de dias frios por todo o Sul do Brasil e em muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, além de nova friagem em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas. A previsão é de que esta potente massa de ar frio passe sobre o Brasil entre os 1º e 5 de agosto, e os dias mais gelados devem ser 3 e 4 de agosto, quando o ar frio deve atuar com mais intensidade e maior abrangência sobre o país. A partir do dia, 6, os efeitos do ar de origem polar diminuem bastante, inclusive sobre a Região Sul.
Frio e geadas
Esta nova onda de frio vai atingir vários estados. No Espírito Santo, a região mais afetada será a centro-sul. Na região sudeste, São Paulo, Rio de Janeiro, o Sul de Minas, Triângulo Mineiro, Zona da Mata Mineira, região de Belo Horizonte/cidades históricas e o sul do Vale do Rio Doce também vão ser atingidos. As demais áreas do Sudeste vão sentir o ar frio de forma fraca. Esta massa de ar frio tem potencial para provocar geada em algumas áreas da Região Sudeste, porém não há previsão para o Espírito Santo.
Fonte: Climatempo/texto adaptado
Fotos: Arquivo FMZ