O final de semana foi de muito calor para os moradores da Região Serrana do Espírito Santo. Em Venda Nova do Imigrante, os termômetros registraram 34 graus às 16h no domingo (3), o que o torna o dia mais quente do ano na cidade. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O calor aumentou em todo o Estado e se aproximou dos 40°C em algumas cidades. A capital, Vitória, também bateu o recorde de calor para 2019 com temperatura máxima de 36,3°C até às 16 horas. O recorde anterior era de 35,4°C , em 14 de janeiro. Em 2018, a maior temperatura em Vitória foi de 36,5°C no dia 29 de janeiro.
Confira as 5 maiores temperaturas registradas até às 16 horas no Espírito Santo, segundo o Inmet
Alegre: 39,1°C
Marilândia: 38,3°C
Ecoporanga: 38,2°C
Alfredo Chaves: 37,2°C
Nova Venécia: 37,2°C
Frente fria traz chuva de volta
Depois de um janeiro extremamente seco, uma frente fria chega ao Espírito Santo nesta segunda-feira e começa a mudar o tempo. Os capixabas ainda vão sentir muito calor, mas a chegada da frente fria aumenta a nebulosidade e traz pancadas de chuva a partir da tarde para todo o estado.
Todo Espírito Santo está muito quente e o impacto com o ar mais frio que vem com a frente vai facilitar a formação de nuvens carregadas. Por isso, não se pode descartar a possibilidade de algumas fortes pancadas de chuva no estado.
Semana de chuva
Esta frente fria continua próxima ao litoral capixaba durante a terça-feira e deixa o tempo mais instável. As áreas de instabilidade aumentam e a chuva se intensifica sobre o Espírito Santo. Pode chover forte.
As áreas de instabilidade persistem durante toda a semana mantendo o estado com muita nebulosidade e condições para chuva pelo menos até a sexta-feira.
Queda da temperatura
Com o aumento da nebulosidade, a volta da chuva e a entrada de ventos frios, de origem polar, o ar refresca a partir de terça-feira e as temperaturas baixam em todo o Espírito Santo.