Pode chover granizo no Espírito Santo, nesta sexta-feira (1º), de acordo com informações do Instituto Capixada de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O metereologista Hugo Ramos, explica que há uma umidade muito grande no ar causando essa sensação de calor e de tempo abafado que os capixabas estão sentindo.
A ocorrência de neblinas, também é normal devido a essa umidade que ocasiona uma inversão térmica – um contraste entre as temperaturas mais baixas que estão em maior altitude em relação ao solo, e as temperaturas mais altas que estão mais próximo à superfície e consequentemente, da população.
Essas características formam as nuvens de tempestade e o metereologista afirma que existe sim, a expectativa de vendaval e queda de granizo, nas regiões sul, serrana e noroeste do Estado, além das áreas próximas ao Caparaó.
Previsão para o fim de semana
Desde a tarde desta quinta-feira (30), o céu ficou nublado em todo o Estado e os capixabas estão sentindo um clima mais abafado. Nesta sexta-feira (1º) o Incaper prevê chuvas acompanhadas de ventos fortes, descargas elétricas e queda de granizo, nas regiões Sul, Serrana e Noroeste capixaba. As temperaturas variam entre 11º e 24º na região Serrana e entre 15º e 28º nas demais regiões.
Já no sábado a previsão é que o tempo fique entre nublado e parcialmente nublado, e deve chover de forma fraca e isolada nas regiões Sul, Serrana, na Grande Vitória e em parte do Noroeste do Estado, no decorrer do dia. As temperaturas ficam entre 12º e 25º na região Serrana e entre 16º e 29º nas demais regiões.
No domingo, dia das eleições, não deve chover. O tempo varia entre nublado a parcialmente nublado, mas não há previsão de chuvas em todo o Estado. As temperaturas variam entre 12°C e 26°C na região Serrana e entre 16°C e 30°C nas demais regiões.
* Gazeta Online