Esfriou nas duas últimas madrugadas em todo o Espírito Santo. O Inmet registrou temperaturas mínimas abaixo dos 20°C em todas as regiões o Estado. Os menores valores foram: 13,2°C, em Venda Nova do Imigrante, 13,8°C em Santa Teresa e 14,7°C em Afonso Cláudio. Pelo segundo dia consecutivo, a capital do Espírito Santo registra recorde de frio esta semana. A temperatura mínima em Vitória na madrugada desta sexta-feira, 11 de maio, foi de 17,5°C segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior era de 17,6°C registrado ontem.
Por que a temperatura baixou?
A queda da temperatura generalizada que ocorreu sobre o Espírito Santo pode ser explicado pela presença de ar polar na costa da Região Sudeste, mas principalmente pelo efeito de subsidência provocado pela pouca quantidade de nebulosidade no período noturno.
A falta de nuvens permite que a atmosfera perca calor de forma mais eficiente. Assim, as noites sem ou com pouca nebulosidade são mais frescas, com temperatura menor do que uma noite com muitas nuvens. A camada de nuvens retém o calor e impede o resfriamento acentuado durante a noite. As noites sem nuvens são mais frescas em qualquer estação do ano.
Na quarta-feira, 9 de maio, o Espírito Santo estava nublado e chuvoso. Nesta quinta, o céu estava com poucas nuvens.
Fim de semana quente
O fim de semana do Dia da Mães será com predomínio de sol e calor no Espírito Santo. A madrugada do sábado ainda será fresca, mas o calor aumenta no domingo. Uma frente fria vai chegar ao litoral capixaba durante o domingo, mas bastante enfraquecida. A chuva forte fica no Sul do Brasil e no Espírito Santo espera-se uma aumento da nebulosidade no domingo. Há uma possibilidade de chuva à noite no extremo sul do estado. Não deve chover ainda em Vitória.
Na segunda-feira, o vento marítimo se intensifica e a umidade aumenta em todo o Espírito Santo e há previsão de chuva leve por todo o estado.